Você está aqui: Página Inicial Documentação Tutoriais Tutorial CherryPy Introdução
Ações do documento

Introdução

Introdução ao CherryPy

dirceu

Tradução de http://docs.cherrypy.org/cherrypy-tutorial
Página 1 de 4.

O que é o CherryPy?

CherryPy é um framework de desenvolvimento web pythônico e orientado à objetos. Ele fornece a base sobre a qual complexas aplicações web podem ser escritas, com pouco ou nenhum conhecimento sobre os protocolos inferiores. CherryPy permite que desenvolvedores construam aplicações web exatamente da mesma maneira que fariam para desenvolver qualquer outra aplicação orientada à objetos em Python, o que geralmente resulta em um código fonte menor desenvolvido em menos tempo.

CherryPy faz o melhor possível para não ficar entre o programador e o problema. Aplicações CherryPy normalmente são muito simples. Tudo isso funciona "direto de fábrica": o comportamento padrão foi feito permitir o uso sem configurações ou customizações excessivas. O servidor web embutido permite o uso de aplicações web em qualquer lugar que tiver Python instalado: resumindo, CherryPy é tão pythônico quanto pode ser.

O que o CherryPy NÃO é?

Como um framework de aplicações web, CherryPy faz todo o necessário para permitir que código Python seja executado quando algum recurso (ou URL) é requisitado pelo usuário. Porém, ele não é uma linguagem de templates como PHP. CherryPy pode trabalhar com várias linguagens de template, incluindo Cheetah, CherryTemplate e muitas outras. Mas perceba que, embora sejam muito úteis para determinadas tarefas, linguagens de template não são estritamente necessárias, e código Python puro pode ser usado para gerar páginas web.

CherryPy inclui um servidor web leve embutido, capaz o suficiente para suportar cargas medianas. A estimativa é que CherryPy pode suportar 500 requisições/segundo em uma configuração razoável (testado em Janeiro/2005); isso pode ser traduzido, a grosso modo, em um throughput de 15 Mbps. Porém, CherryPy não é um Apache: se por qualquer razão você precisar de um servidor web de nível corporativo, você pode rodar CherryPy e Apache juntos.

Sobre o que é esse tutorial?

Esse tutorial cobre os passos básicos para um iniciante "captar" o jeito único que o CherryPy usa para desenvolver aplicações web. Após seguir esse tutorial, o programador vai ser capaz de entender como aplicações CherryPy funcionam, e também como implementar sozinho aplicações simples e poderosas. É assumido algum conhecimento sobre a linguagem Python; ninguém precisa ser um especialista para trabalhar com CherryPy, mas um bom entendimento sobre as bases da orientação à objetos é fortemente recomendado.

Conhecimento básico necessário

É assumido que o desenvolvedor possui:

  • Algum conhecimento sobre a linguagem de programação Python
  • Alguma experiência com orientação à objetos.
  • Algum conhecimento de HTML, necessário para construir páginas web.

Aprendendo Python

Como dito acima, esse não é um guia de Python. Existem muitos bons recursos para quem quer aprender Python (para citar os melhores: "Python course in Bioinformatics", "A Byte of Python" e "Dive into Python"). O site oficial da linguagem Python tem muitos recursos interessantes, incluindo um tutorial excelente.

NT: O wiki PythonBrasil é uma excelente referência em português.

 
por Dirceu Pereira TiegsÚltima modificação 09/05/2006 12:50
Contribuidores: Remi Delon (Autor), Dirceu Pereira Tiegs (Tradutor)
Creative Commons

O conteúdo deste site está sob licença Creative Commons